domingo, 18 de janeiro de 2009

Tudo é risco de Giz - Nova Coleção – Ronaldo Fraga

Mestre da delicadeza, das formas inusitadas, das estampas aplicadas, o estilista Ronaldo Fraga está preparando para sua coleção de inverno 2009, que será defilada no dia 19 em São Paulo, peças inspiradas no espetáculo GIZ da cia Giramundo Teatro de Bonecos.
Criado há mais de 20 anos, GIZ foi o embrião de um projeto da cia, o Teatro Móvel, que percorre de caminhão 17 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Atemporal, ele fala do novo e do velho como início e fim do traço. Universal, ele cria personagens-bonecos, espelhos do homem comum, pendurados como o velho vestido esquecido no cabide.

Ratos roem a carne de espuma, a pele de pano, os ossos de madeira. Só não alcançam a alma irônica desses bonecos de giz.

Nesta casa vazia, a memória sofre crises de labirintite e os fantasmas cultivam zelosamente estórias e neuroses. Do início ao fim do traço, todos tentam melhorar o desenho eternizando erros.
Neste branco onipresente, um pequeno traço sugere uma estória inteira. Uma estória frágil que não resiste ao ser apagada por um pedaço de pano.
Expressões que vão do lúdico ao demoníaco, do singelo ao monstruoso, dão pistas da efêmera existência do risco. O tempo escorre e até as sereias envelhecem…

Nesta coleção, as roupas são desenhadas em volumes sombreados na tentativa de transportar do quadro negro para a vida real, personagens de giz.
Preto, branco e cinza colorem sedas, linho, lãs e bases de algodão.

Cordas e tecidos manipulam conceitos de feio e bonito, eterno e efêmero, improvável e irônico.

Ronaldo direcionou-se pelo (a):

• Personagem José do livro “Todos os nomes” de José Saramago;
• O maravilhoso mau-humor de José Saramago;
• A fantasia de moda dos anos 90;
• A Divina Comédia de Dante;
• Pablo Neruda confessando que viveu;
• O desapego e desamparo da mobília coberta por lençóis brancos.


Croqui da coleção de Ronaldo Fraga - Inverno 09

Agora é aguardar para ver que surpresas Ronaldo preparou para a passarela.
O desfile acontece no São Paulo fashion Week, dia 19 às 15h00min.

Nenhum comentário: