segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Cursos de moda qualificam profissionais em Santa Catarina


Interessados pela atividade estão investindo em capacitação

Talento é importante em qualquer profissão, mas técnica e teoria são fundamentais para expandir horizontes. Por isso, pessoas que querem seguir carreira no mundo da moda têm investido em formação. Em Santa Catarina, além dos cursos de graduação, existem técnicos e cursos de capacitação em moda.

De acordo com o Sindicato das Indústrias da Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau (Sintex), o Estado é o segundo polo brasileiro em formação de estilistas. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-SC), por exemplo, possui quatro modalidades de cursos técnicos na área têxtil e vestuário.

Todos os anos são abertas aproximadamente quatro turmas para os cursos técnicos em modelagem, em produção de moda, em vestuário ou em tecelagem. De acordo com a coordenadora de moda do Senai, Cláudia Finardi, os interesses dos inscritos nos cursos variam.

— A metade dos nossos alunos são estudantes que ainda procuram um caminho profissional. O restante já trabalha na área e vem até nós buscar um conhecimento mais técnico —, esclarece.

Segundo Cláudia muitos querem, inclusive, abrir o próprio negócio. Para ter um referencial posterior, o Senai acompanha a vida do aluno depois que ele deixa os cursos.

O que se pode observar é que a maior parte deles continua a carreira na área e retorna para fazer outros cursos como o de comunicação em moda.

A instituição possui ainda cursos de capacitação de costureira, modelista e moulage, uma técnica que permite fazer modelos no próprio manequim. Em 2011, o Senai pretende abrir vagas para o curso tecnólogo em moda aqui no Estado.

Outra entidade tradicional que possui atividades na área é o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-SC), além de algumas universidades como a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), que participa pela segunda vez do Dona Fashion DC.

Na universidade ( Unisul), há curso tecnólogo de dois anos e meio de duração. O curso existe há cinco anos em Tubarão, no Sul do Estado, e há quatro em Florianópolis. A procura também é maior por parte das pessoas que já trabalham com vestuário.

Nenhum comentário: