sábado, 6 de março de 2010

Conheça o Livro “Por Baixo do Pano – A História da Calcinha”


Considerada a mais importante peça do vestuário feminino, a calcinha tem pouco mais que dois séculos de existência. E isso não é quase nada se comparado a outras peças do vestuário.

Em 1790 a Revolução Francesa levou a Europa inteira a simplificar de uma forma geral o vestuário daquela época. e as mulheres passaram a usar elegantes vestidos de cintura alta inspirados na vestimenta das gregas antigas. Confeccionados em fina musselina, os chamados “vestidos império” eram tremendamente sensuais e estavam no auge da moda – mas também deixavam as partes baixas um tanto arejadas demais. E, assim, foi por volta de 1800 que as calcinhas tiveram sua primeira grande chance de fazer História.

O primeiro modelo a aparecer no mercado, chamado de calção ou pantaloon, em geral chegava abaixo dos joelhos ou até os tornozelos e era feito de um tecido “cor de carne” semelhante ao das meias finas. Consta que ele foi adotado apenas pelas mulheres importantes do Diretório Francês e por algumas das damas mais ousadas da sociedade ocidental, sintonizadas com a vanguarda da moda.

Passando ainda pela feminista americana Amelia Bloomer e chegando até o fio-dental, o livro mostra que a calcinha está relacionada tanto à moda quanto aos direitos da mulher.

Fonte:http://insidersmodaetecnologia.wordpress.com/2009/08/13/lancamento-livro-%E2%80%9Cpor-baixo-do-pano-%E2%80%93-a-historia-da-calcinha%E2%80%9D/

Nenhum comentário: