domingo, 9 de maio de 2010

História da Moda: Os dois momentos da alta costura

Dois momentos da história de mudaram o modo de fazer moda

'A Worth Coat', 1889 de 'The Opulent Era-Fashions of Worth, Doucet and Pingat' por Elizabeth Ann Coleman. Traje criado por Charles Worth

O conceito de alta costura nasceu na França, assim como quase tudo que diz respeito à moda. Pode-se dizer que o termo guarda relação com dois momentos diferentes da História da Moda.

Até a Revolução Burguesa de 1848 e a vinda de um jovem inglês para Paris, os desenhos das roupas mantiveram-se, em sua maioria, convencionais e o modo de fazer era: o cliente escolhe, o costureiro executa. Quando da inauguração de sua maison, em 1858, Charles Frédéric Worth criava vestidos e mantôs para pequenos burgueses e novos ricos. "Meu trabalho", dizia ele, "não é apenas executar, mas principalmente criar. A criação é o segredo de meu sucesso."

Ele incumbe sua mulher, Marie Worth, de apresentar à princesa de Metternich um caderno de esboços. Por um preço relativamente baixo para a época, a princesa encomenda dois vestidos, um para o dia e outro para a noite. Durante um baile da corte francesa, o vestido de Worth usado pela princesa chama a atenção da imperatriz Eugênia, esposa de Napoleão III, que solicita uma visita do costureiro ao Louvre.

O gosto de Worth - Ele escolheu o vestido de sua confecção que acreditava ficar melhor em Eugênia, cai nas graças da imperatriz que, em 1864, o institui seu fornecedor exclusivo para trajes oficiais e vestidos de noite.

Por maior estima e notoriedade que Rose Bertin possa ter alcançado junto à Rainha Maria Antonieta, foi somente com Charles Worth que ocorreu uma revolução de hábitos na área da criação de moda. As mulheres iam até Worth para que ele dissesse o que elas deviam vestir, e não mais o contrário.
O costureiro criador Charles Worth e um modelo de sua confecção, datado de 1860
Efetivamente reconhecidos como artistas, os costureiros adquirem o status de criadores e passam a assinar sua criações. Worth é, portanto, considerado o criador da alta costura, pois foi com ele que se iniciou essa revolução nos modos de fazer moda. Assim, alta costura se refere, aqui, à modos de fazer. Ou melhor, a uma nova forma de fazer. Alta costura em oposto à subordinação à clientela.

O segundo momento da alta costura data de 1910, quando ocorre a cisão entre costura e confecção. Quando optou por se dissociar definitivamente da confecção, a costura definiu normas de funcionamento. Costura passa a vestir as mulheres sob medida, ao passo que a confecção se dirige à produção em série.

Apesar de a origem dos dois ofícios ser uma só, a confecção se torna mais dinâmica, assumindo o risco da estocagem e produzindo de antemão modelos segundo medidas mais generalistas.

Já a costura passa a significar luxo e singularidade, e começa a delinear o conceito de alta costura tal como hoje o conhecemos: uma referência à escala artesanal de modelos exclusivos, por altos preços, para poucos e abastados clientes.
A alta costura hoje em dia: Chanel, Galliano e Valentino

Nenhum comentário: