quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Roupas Íntimas Viram Armas de Protesto em Aeroportos Americanos


Agora existe uma maneira silenciosa e bem humorada de protestar contra o sistema de segurança dos aeroportos dos Estados Unidos. A 4th Amendment Underwear - uma referência à quarta emenda da Constituição dos Estados Unidos, que exige que pesquisas e mandados de prisão sejam judicialmente autorizados - criou uma linha de meias e roupas íntimas para homens, mulheres e crianças com mensagens contra a invasão de privacidade.

Quando submetida ao equipamento de raio-x, os dizeres permanecem visíveis no sistema graças a uma tinta metálica especial.

Uma das mensagens faz um apelo à preservação dos direitos individuais e poderia ser traduzida da seguinte forma: “o direito das pessoas de terem suas casas e documentos assegurados contra toda revista e apreensão desnecessárias não deve ser violado, e nenhuma ordem deve ser expedida sem ser fundamentada por um juramento ou afirmação que descreva particularmente o lugar a ser revistado, ou as pessoas ou objetos a serem apreendidos”.


Mas não é de hoje que as ações de segurança dos aeroportos são questionadas. A polêmica inclusive já incentivou outras marcas a criarem peças de protesto. É o caso da Rocky Flats Gear  Inc que tem uma linha de  roupas que protegem as partes íntimas  dos aparelhos de raio-x.

Será que a moda pega por aqui?


Nenhum comentário: