domingo, 16 de janeiro de 2011

Novas medidas de roupas femininas devem vigorar ainda em 2011 no Brasil. Entenda o que muda


Com a alteração, mulheres poderão finalmente comprar biquínis com medidas separadas de sutiã e calcinha.

O drama das trocas intermináveis em provadores de lojas está com os dias contados. Em fevereiro, fabricantes e lojistas iniciam os debates sobre as novas medidas para as roupas femininas brasileiras, e a mudança pode entrar em vigor ainda em 2011. A alteração vai acabar com um dos maiores pesadelos das brasileiras: a compra integrada de biquíni – afinal, quem nunca desejou levar para casa tamanhos diferentes de calcinha e sutiã?

Medidas como a da cintura devem guiar fabricação e compra de roupas ainda em 2011.

Se seguidas as recomendações da Abravest (Associação Brasileira do Vestuário), números de manequim como “36” e “38” – além da escala de letras "P", "M" e "G" – devem ser banidos. No lugar deles, podem entrar 22 medidas, de cintura a tamanho do braço, passando por altura, quadril e comprimento da perna. Durante o período de implementação, o número de manequim e o das medidas reais devem coexistir na etiqueta, mas a ideia é se basear apenas no corpo feminino depois de dois ou três anos.

Segundo o presidente da entidade, Roberto Chadad, a mudança deve ocorrer ainda este ano. “Acredito que o debate dure até, no máximo, julho”, disse ele à Marie Claire. Chadad adiantou também que pretende propor uma liquidação massiva assim que a nova norma entrar em vigor, para que a indústria comece a produção “do zero”.

Além de diminuir o número de trocas nas lojas, as novas regras devem beneficiar o mercado de internet, que ainda engatinha no Brasil. “Vai se abrir um mercado que não existe hoje. Ninguém compra na internet por medo (de a peça não servir)”, diz Chadad. Para aproveitar as mudanças, a única condição é fazer as pazes com a fita métrica. Quem quiser comprar certo terá de se conhecer e ter suas medidas à mão, ou pedir ajuda de atendentes nas lojas. Veja algumas das que você vai precisar saber:

ESTATURA
É a mais importante, segundo o presidente da Associação Brasileira do Vestuário, e deve nortear a produção da maioria das peças. Com ela, lojistas podem conhecer melhor seu público e procurar produtos de forma mais focada.

OMBRO A OMBRO
É a linha que vai de uma extremidade a outra das costas e será levada em conta na fabricação de blazers, blusas e vestidos.

BUSTO
Também entra como critério em blazers, blusas e vestidos, além de libertar o sutiã da sua tradicional relação com a calcinha. Quando em vigor, as novas regras vão permitir compras independentes das partes de lingerie e moda praia.

QUADRIL
A medida definirá tamanho de vestidos, calcinhas, saias, calças e bermudas.

CINTURA
Assim como o quadril, será levada em conta em todas as peças de baixo.

PERNA
Já usada por algumas marcas jeans, a medida definirá o tamanho da lateral da calça.

FRENTE e VERSO
Serão usadas na fabricação de blazers.

COMPRIMENTO DO BRAÇO
Deve guiar modelos de blazers e camisas.

Nenhum comentário: