terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Engenheira Desvenda Mito da Calcinha de Algodão



Todo mundo já ouviu aquela famosa recomendação médica de que a mulher deveria usar sempre calcinhas de algodão, porque materiais sintéticos seriam prejudiciais à saúde 
 
 As atuais malhas sintéticas de calcinhas não contribuem para o aumento da umidade e da temperatura local.
 
Depois de tanto escutar esse conselho, a engenheira Maria Carolina Peixoto, 23 anos, resolveu testar se a dica tinha fundamento. A surpresa foi que depois da realização dos testes de gerenciamento de umidade e proliferação de fungos, a pesquisa dela apontou que as atuais malhas sintéticas de calcinhas não contribuem para o aumento da umidade e da temperatura local.

Ainda segundo o estudo, o ambiente não fica propício ao crescimento de fungos, especialmente para o candida albicans, que causa a candidíase (principal infecção vaginal causada por fungos). "O intuito já era estudar especificamente a proliferação deste fungo", afirmou a engenheira.

No último semestre da faculdade de Engenharia Têxtil do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI), em São Paulo, Maria Carolina fez o seu Trabalho de Conclusão de Curso, o TCC, sobre o assunto. A ex-universitária realizou um estudo que compara a umidade em lingeries de poliamida e algodão. "A pesquisa incluiu ler alguns artigos médicos que contêm a afirmação de evitar utilizar calcinha sintética e pesquisar quais os tipos de lingerie mais usado no mercado antigamente e agora", disse Maria Carolina sobre a investigação que durou todo o ano de 2010.

Maria Carolina realizou ensaios com cinco tipos de malha de lingerie. Duas eram bastante usadas nos anos 80 e são feitas de poliamida com elastano em malha de urdume e 100% algodão. As outras três atuais são produzidas com poliamida microfibra texturizada com elastano em malha circular; um dos materiais é feito de malha de algodão com elastano, enquanto a última, de malha de urdume com poliamida microfibra. O resultado foi que as malhas atuais tiveram o mesmo desempenho que as malhas de algodão utilizadas na década de 80.

"A afirmação da área médica que novos tipos de malhas são favoráveis para o aumento de fungos não é válida", disse a engenheira têxtil.

Para chegar ao resultado foram realizados testes de gerenciamento de umidade. As pesquisas incluíram permeabilidade ao vapor de água para mostrar a quantidade de ar que passa pela camada do tecido, além do transporte de líquido por capilaridade - que tem o objetivo de identificar o quanto de líquido o tecido consegue transportar através dos espaços dos fios e fibras ou filamentos.

Segundo Maria Carolina, o estudo também comprovou que todos os forros das calcinhas dos modelos investigados são 100% algodão sem elastano.

 O melhor resultado obtido foi com a microfibra texturizada com elastano em malha circular, que apresentou o mesmo desempenho que a malha de algodão, ou seja, não é favorável a proliferação de fungos. Já a malha de urdume (conjunto de fios dispostos longitudinalmente através dos quais a trama é tecida) mostrou-se mais favorável a fungos.

"Quanto maior a quantidade de líquido que o tecido consegue transportar, melhor. Dessa forma, o tecido não gruda na pele", afirmou.

Um comentário:

Naianne Cajueiro disse...

Muito interessante a notícia!
Sempre poste notícias assim, preciso muito dessas informações, trabalho no ramo...
beijos