domingo, 6 de março de 2011

Compras e Saúde: Pesquisa Divulga Números Sobre os Hábitos das Mulheres Brasileiras

O público feminino continua preocupado em manter a forma física e gastando com as compras. A novidade é o aumento no índice de mulheres que optam pela aquisição de produtos pela internet.


O dia internacional da mulher será na próxima terça-feira (8). Para comemorar a data o IBOPE Mídia divulgou uma pesquisa que aponta hábitos das brasileiras. Elas continuam se preocupando em manter a forma física, gostam de gastar nas compras e assumem um comportamento de risco: estão deixando de usar preservativos em novos relacionamentos.

Existe um discurso popular que diz que mulheres gostam de fazer compras e dietas. Em parte ele é verdadeiro, 80% das brasileiras acreditam que é importante manter a forma física. Já 79% pagariam qualquer preço para manter a saúde. No que se refere aos hábitos de consumo, 69% delas fizeram compras nos últimos 30 dias. Entre as quais, 84% preferiram lojas de rua aos shoppings (60%).

A maioria dos produtos comprados é destinada para elas mesmas. O total de 79% compraram roupas femininas, 61% calçados, 44% roupas para homens e 40% roupas para crianças e bebês. O gasto médio das compras foi de R$ 190,83 nos últimos 30 dias.

Shoppings X internet
O número de homens que acessa a internet para fazer compras é historicamente maior que o de mulheres, de acordo com a pesquisa 24%. Mas, houve um crescimento nos índices que apontam dados sobre elas. Cerca de 18% das mulheres fizeram compras pela internet.  Um aumento expressivo se comparado com dados de 2010, quando apenas 10% delas afirmaram ter feito compras via web.

A assessora cultural Mércia Preto está entre as mulheres que opta pela internet para comprar alguns produtos. “Eu concordo que as mulheres – e os homens também –, gostam de fazer compras. Eu me considero um pouco "diferente" no sentido de que quando saio de casa já sei o que vou comprar. Diferente da maioria que compra por impulso e coisas desnecessárias. Também estou no meio das que compra pela internet. O melhor mesmo é ir até a loja, mas, às vezes, faço uma pesquisa nas lojas e depois confiro se encontro pela internet.

A praticidade de escolher os produtos sem sair de casa é um dos pontos destacados como positivos nas compras online. “Acho ótimo. Dependendo do produto fica mais barato e eles entregam em casa rapidinho, sem custos”, conta Mércia.

A saúde da mulher
Se há um progresso no que tange o uso das novas tecnologias, a pesquisa aponta um retrocesso na prevenção a AIDS e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Apenas 49% admitem usar preservativos em novos relacionamentos. O total de 59% das brasileiras dizem que vão ao médico apenas quando se sentem realmente doentes. Número  ainda é menor que as estatísticas entre os homens, que totalizam  64%.

Nenhum comentário: